Deputados Europeus

A 7 de Junho iremos eleger os deputados que nos representam. No entanto estas eleições não são idênticas às legislativas portuguesas e existe muito pouco paralelismo. Para já porque as funções de ambos os órgãos (parlamento europeu e parlamento português) são muito diferentes. Depois porque apenas votamos para uma pequena percentagem e não para a totalidade do órgão e posteriormente muito importante não votamos directamente no partido mas apenas indirectamente.

Eu gostava de começar por este ultima pois julgo que é importante esclarecer este ponto. O parlamento europeu tem 7 partidos europeus (que representam cerca de 97% de todos os deputados eleitos), sendo que em Portugal apenas estão representados 3 partidos políticos Europeus (o Partido Popular Europeu - PPE, o Partido Socialista Europeu - PSE - e a Esquerda Unitária).

Assim no dia não estão propriamente a votar nos partidos nacionais mas sim nos europeus. E é importante esclarecer que relativamente a este ponto que é indiferente votarem no PP ou no PSD (ambos pertencem ao PPE) ou no BE ou CDU (ambos pertencem à Esquerda Unitária). Infelizmente nenhum destes partidos esclarece este ponto, que seria muito importante para podermos tomar uma melhor decisão.

Quanto à questão de ser apenas eleito uma pequena percentagem da totalidade dos deputados, em vez de minimizar estas eleições apenas a torna ainda mais importante. Pois enquanto numas eleições nacionais o peso de um mau candidato é diluído na qualidade dos outros, neste caso o efeito é deveras nefasto e mais do que nunca é necessário políticos de excelente e reconhecida qualidade que consigam ter impacto no seu Partido Europeu e dessa forma poderem influenciar as decisões tomadas no Parlamento Europeu.

2 comentários:

André Escórcio Soares disse...

Excelente. É isso mesmo. A meu ver só faltou focar um aspecto, é que 2 dos partidos para os quais votamos são efectivamente os maiores (PPE e PSE) mas o outro (Esquerda Unitária)não é assim tão grande sendo o 6º maior grupo (41 deputados). E mais, não temos nenhum partido alinhado com o 3º maior grupo que ainda conta com mais de 100 deputados.

Stran disse...

Tens toda a razão. No proximo artigo vou falar sobre isso. Honestamente foi uma falha monumental da minha parte pois esse é para mim um ponto essencial.