Tuga da Semana: Carlos Tavares

A partir de hoje vou iniciar uma nova rubrica neste blog: "O Tuga da Semana". Esta rubrica distingue a personagem que por bons ou mais motivos foi o mais relevante da semana. No final do ano a pessoa mais nomeada será considerado o"O Tuga do Ano". Caso não concordem ou queiram deixar uma sugestão basta comentar este post.

Esta semana foi-me difícil escolher, tínhamos o presidente do Banco de Portugal pelo caso BCP, os próprios administradores do BCP, o Socrates (que julgo ser um sério candidato a Tuga do Ano), mas ontem ao assistir à audição do presidente da CMVM (Carlos Tavares) a escolha recaiu sobre ele.

Foi impressionante ouvir ontem o Presidente do Orgão que fiscaliza o mercado de acções. Este mercado funciona sobre o pressuposto de não manipulação de preços, de informação perfeita e principalmente de confiança. Ora ontem pude assistir o Presidente do orgão que assegura estes pressupostos falar de manipulação de preço de acção entre sorrisos e comentários amigáveis.

Talvez o crime mais importante na Bolsa e ele não parecia minimamente incomodado. Pior admitiu que era impossível garantir que tal facto não acontecia actualmente, ou que não se repetia noutra empresa qualquer.

Estas afirmações na boca do seu homologo americano levaria a uma das maiores crises de mercados que poderíamos assistir e que rapidamente se alastraria para a economia real levando a uma recessão. A nossa sorte é que por cá ninguém liga mesmo a estas pessoas e a suas afirmações não produzem qualquer efeito.

Por esta pérola Carlos Tavares mereceu bem a sua Nomeação de Tuga da Semana.

Nenhum comentário: