Isto é Portugal

Hoje, enquanto me deslocava na 2ª Circular, tive de ultrapassar uma viatura, pelo que mudei para a faixa do meio. A velocidade que me deslocava era muito perto dos 80 Km/h. Quando ia retornar à faixa da direita olho pelo retrovisor e vejo um carro branco e azul a se aproximar rapidamente. Estou quase a mudar de faixa quando reparo que esse carro, que deveria estar a deslocar-se a uns 100 km/h mudou para a faixa da direita e ultrapassa-me pela direita. Como já adivinharam o carro é da Policia. Que raio de país é este em que a Policia (que não estava em serviço de emergência) pode infringir a lei desta forma. Com que moral é que esta mesma policia depois nos multa por cometer o mesmo tipo de infracção. Mas eu já me devia ter habituado pois isto é Portugal!


Passado 5 mn mudo de estação de rádio para a Antena 1. A noticia é José Sócrates e o facto é a sua intenção de aprovar em Parlamento o Tratado de Lisboa. Eu sou favorável a esta opção. Já coloquei a minha posição no Arrastão. Mas não me deixou de me indignar esta atitude. Julgo que é uma perfeita imagem de como nós somos tratados e, diria mais, manipulados pelos políticos. A verdade é que embora concorde Sócrates efectuou um compromisso politico e antes de poder tomar tal decisão tem de explicar muito bem o que é o Tratado e principalmente quais são as diferenças com o anterior Tratado justificando assim a posição tomada por ele. É que se não conseguir fazer isso foi duplamente incompetente. Primeiro porque não consegue explicar um tratado às pessoas que o colocaram na posição que ele ocupa hoje (ou seja todo o povo português) e na ausência de diferenças fundamentais mentiu ou país ou no mínimo apresentou um comportamento irresponsável que não é compatível com o cargo que ocupa. Se à mulher de César não basta ser, tem também de parecer o que dizer do próprio César? Mas isto não é estranho afinal isto é Portugal!


Fala então a oposição reclamando um referendo. É outra atitude irresponsável da oposição e de muitos que apoiam a sua decisão (como a posição do próprio Daniel Oliveira). Mas já me devia habituar a estas atitudes de quem quer apenas atingir o seu objectivo politico e não de realmente servir a causa publica. Nenhum deles se movimenta para esclarecer o quer que seja do Tratado, fala do alto das suas posições para o pequeno povo ignorante e que tem de confiar cegamente na verdade das suas opiniões. Mas tal atitude não deveria ser estranha para mim visto que isto é Portugal!


Depois de ouvir estas opiniões ouço então na rádio a opinião das pessoas, e não deixo de soltar um sorriso irónico. Todos admitiram que não sabiam o que era o Tratado mas que queriam um referendo. Só mesmo em Portugal é que uma pessoa julga-se capaz de emitir uma opinião sem perceber um frase que seja do assunto.

Mas afinal isto é Portugal!!!

Nenhum comentário: