O porquê do Estado da Nação

Nunca se questionaram porque é que temos tantas leis e estudos? Ou o porquê de Portugal ser tão avesso à mudança? Bem a resposta está em frente dos nossos olhos (basta consultar aqui).

A resposta à primeira questão é simples: porque é o que sabem fazer. 31% dos nossos deputados são provenientes da área de advocacia e 25% são professores. Representando 56% dos deputados não se poderia esperar outro resultado do que leis e estudos, leis e estudos, leis e estudos!!! Eles só vêem isso. Foram programados para tal e é de uma brutalidade exigir a mui nobres pessoas que façam algo de diferente... Sei lá, algo como governar ou gerir.

Sempre pensei que era algo inerente a nós, que estava inserido no nosso ADN nacional, mas vejo agora que não é nada mais do que o trabalho expectável de advogados e professores. Só existe uma dúvida que ficou a pairar no ar: que raio de actividade profissional é a de politico. Descobri que na assembleia só existem 8 políticos o que e muito estranho. Se ser deputado não é ser politico o que raio é ser politico?

A segunda resposta também é fácil: Sabe-se que a partir de certa altura nos tornamos-nos mais conservadores. E um facto natural da vida. Pode não acontecer a todos mas acontece a muitos. Eu diria que tal acontece após a crise dos 40, quando uma pessoa começa a perder a força para mudar o mundo (e também quando começa a ficar mais dogmático). Ora 74% dos nossos deputados têm mais de 41 anos (sendo que 40% tem mais de 51 anos). Com esta faixa etária como poderíamos nós exigir um forte ímpeto de mudança. Se não é impossível, no mínimo é muito difícil!!!

Nenhum comentário: