Consumidor ou Cidadão?




Cada vez mais estas nóticias fazem capas de jornais. Temas como a subida do IVA, o valor da Inflacção, o valor do deficit, saltaram do seu campo económico para o campo social e principalmente politico.

Eu sei que todos estes temas são importantes na nossa vida, afectando todos os seus detalhes, no entanto a atenção à volta destes fenomenos tem sido exagerada. Existe uma obsessão, quer a nível da imprensa quer, e principalmente, ao nivel dos nossos políticos. Este dados passaram o campo de simples indicadores e instrumentos para quase serem o centro das ideologias politicas.
Por vezes confundindo-se mesmo com valores que um determinado partido defende.

Ora o mesmo pode ser sentido no caso dos financiamentos ao organismos que tutelam os temas económicos e principalmente o consumo (por motivo de tempo não pude confirmar mas seria interessante comparar o orçamento do Tribunal Constitucional com o Orçamento para a Agência da Concorrência).

Ora todos estes factos encerram uma mudança de paradigma na análise de um país pelos seus politicos. A realidade é que cada vez mais os nossos politícos olham-nos como meros consumidores (Portugal como um espaço de consumidores) em detrimento de nos considerarem cidadãos (Portugal como um espaço de cidadãos). E ao constatar este facto muito do que se tem passado nos ultimos anos em Portugal fica explicado e passa-se a compreender melhor a nossa realidade contemporânea.

Nenhum comentário: