O meu agnosticismo/ateísmo...

Chamaram-me à atenção numa discussão que a minha posição não era ateista mas sim agnóstica. E em boa hora o fizeram pois tal reparo fez me ir procurar o significado de agnóstico e efectivamente a posição que tinha descrito era efectivamente agnóstica e não ateista. No entanto, ao ler as definições, também não me enquadrava na sua definição. Assim resolvi escrever este post para explicar a minha posição relativamente a esta temática.

Começando pela grande questão: existe ou não um deus? Ora eu não consigo responder a esta questão, e desconfio da pessoa que me diz saber a resposta. No entanto a minha relação com esta pergunta é identica a que terei se me perguntarem se existem ou não lobisomens, se 90% do universo é constituido por algodão doce, se existe ou não um coelho da duracell no espaço a comandar os nossos destinos. Qualquer uma destas afirmações é impossível de ser provada se é falsa ou verdadeira pois essa dúvida existirá enquanto existir imaginação humana.

E é esta imaginação humana que me leva ao segundo ponto da minha relação com a religião. É que enquanto a existência de Deus é algo que eu nem concordo nem discordo (honestamente é me irrelevante) já a religião é um fenomeno em grande medida humano, e de tudo á volta deste tema o mais humano que existe é a sua organização que vulgarmente chamamos de igreja.

Se isto é ateismo ou agnosticismo não sei. É pura e simplesmente a minha posição perante esta temática.

4 comentários:

EJSantos disse...

"já a religião é um fenomeno em grande medida humano, e de tudo á volta deste tema o mais humano que existe é a sua organização que vulgarmente chamamos de igreja. "

A relação com Deus deve ser uma coisa pessoal. Não sabes qual é a minha crença. nem vais saber.
Mas sabes qual é a minha relação com as igrejas (cristãs, muçulmanas, etc): total separação entre Estado e Religiões.

EJSantos disse...

Assumidamente LAICO. Abonino tudo o que tente ser teocratico.

EJSantos disse...

Desculpa só agora continuar:
Não me venham lixar com conversas de deus, precisamos de mais deus nas nossas vidas, lê o "sagrado livro" (Tora, Biblia ou Corão) para saberes orientares-te, etc. Esses livros "sagrados" foram escritos por HOMENS. Porra, só por homens (nem uma mulher!), qual Deus qual carapuça. Os cabrões que se puseram a escrever "em nome de Deus" eram uma cambada de cinicos hipocritas sedentes de poder.

E sempre que os homens de "Deus" mandaram, só houve sub-desenvolvimento, intolerância, abusos e perseguições.

Anônimo disse...

Oi EJ Santos,

Eu tenho uma teoria que a religião aparece como forma de combater o poder que emanava da força fisica...

Já agora e para esclarecer, quando escrevi: "já a religião é um fenomeno em grande medida humano" fi-lo pois julgo que já existem bonomos com comportamentos que poderão ser o principio de "actitudes religiosas" pelo que já não é liquido que o tema "religioso" seja monopólio dos homens...

Ab,

Stran