Utopiando...

Fiquei surpreendido ao ler que o ocidental que visitou Utopia era português. Tenho de confessar que foi uma optima escolha do escritor pois não consigo imaginar povo mais utópico por esta Europa fora.

Posto isto tenho de confessar que foi uma agradável surpresa ler esta história. Primeiro porque já construimos algumas das instituições que antigamente só existiam naquela ilha. Depois porque fiquei com a sensação que até prefiro viver na minha utopia actual.

É certo que ainda existe muito para construir um mundo mais utópico, mas como dizia o outro o caminho faz-se caminhando.

Não podia terminar sem dizer que me pareceu que os comunistas foram buscar muita, mas mesmo muita, inspiração a este livro. Só tenho pena que o autor não tenha revisitado a utopia pois assim poderia ter alertado os comunistas para alguns dos problemas que já estavam implicitos neste livro, o que evitaria muitos dos erros cometidos pelos mesmos.

Nenhum comentário: