O.K. não era bem o reino, apenas o meu "tino". Fui atacado por uma dor "incapacitante" (finalmente - e infelizmente - percebi o que isto quer dizer) provocado por um dente já meio estragado.
Rapidamente ganhei um "novo" sentido de vida. Neste caso tudo se concentrava à volta desta horrivel dor e em arranjar formas de aguentar até à consulta no médico. No meio deste periodo de loucura, veio-me à cabeça um simples pensamento:
- e se eu não vivesse nesta época, mas numa em que não tinha acesso aos cuidados de saude? O que é que seria de mim?
8 comentários:
Fazias penitência. Aguentavas te à bronca! :-)
Como estamos noutra época, as melhoras.
Deixa lá que já me vi numa situação muito pior. Se não houvesse cuidados de saúde mais sofisticados e apenas confiasse nos meus bons genes (que até tenho), já cá não andava. E não tinha ido sozinha.
Eu sei que isto não é consolo, os dentes são horrííííííííííveis, e por isso as melhoras para essas dores e para as outras quando o dentista te apresentar a conta.
Oi,
Antes demais obrigado pelos votos de melhoras. Julgo que o pior já passou, mas tenho de confessar que foi horrível.
EJSantos,
"Fazias penitência. Aguentavas te à bronca! :-)"
Ou cometia suicidio, que julgo que era a melhor solução. Aprendi que existem dores demasiado grande para serem suportáveis. Mas a minha grande questão é mesmo se nós sabemos exactamente o que estamos a afirmar quando defendemos um SNS que não seja universal? Eu acho que não, pois uma coisa é não ser bem atendido, outra diferente é não ter qualquer tipo de atendimento e no meu caso significaria que quando alguém defende um SNS sem cobertura universal basicamente está a dizer que outro ser humano deve de passar dores indescritíveis, uma verdadeira tortura...
ML,
Bem graças a deus que tens bons genes e tiveste bons cuidados de saude! Tenho de confessar que seria uma perda para a humanidade (e não estou a gozar).
Quanto às dores da conta essas não são muito penosas. Sou daqueles gajos sortudos que têm uma empresa que me paga um seguro de saude. Mas isto levanta-me uma duvida: os problemas de dentes estão cobertos pelo SNS?
Não, a maioria da população não está coberta, por isso têm os dentes num estado miserável.
O serviço existe em alguns hospitais mas apenas para tratamento complementar de outras patologias dos doentes internados, como em oncologia, por ex.
Agora que estamos em maré de distribuição de benesses, o nosso primeiro anunciou o alargamento do cheque-dentista, que já existia para idosos e grávidas, a crianças e jovens de quatro, cinco, sete, dez e treze anos que frequentem a escola pública.
Já é alguma coisa, se for para alargar à população em geral.
PS: és muito simpático. Obrigada pela tua delicadeza.
Não tinha a minima noção (desde miudo que andava a fugir dos dentistas). Honestamente não consigo entender com toda a informação que existe relativamente à importância dos dentes noutras patologias como é que não está integrado no SNS. Como é que uma infecção numa determinada parte do corpo não é considerado doença e noutra já é? É algo que sai fora da minha compreensão...
P.S. Às vezes sou simpático, às vezes sou honesto, neste caso fui honesto...
Caro Stran, o desmantelemanto do SNS seria um erro descomunal e tremendamente grosseiro. Espero que não tentem avançar com uma ideia tão monstruosa.
MAs há ainda muita coisa a melhorar.
"...o desmantelemanto do SNS seria um erro descomunal e tremendamente grosseiro. Espero que não tentem avançar com uma ideia tão monstruosa."
Se verificares com atenção o programa do PSD é isso que está inerente a longo prazo. Aliás existe alguma "elite" em Portugal que defende isso mesmo. Eu concordo totalmente contigo mas existe um forte lobby para transformar O SNS no sistema americano...
Postar um comentário