O Capitalismo morreu! E agora?

Já lá vai seis meses desde comecei a ouvir que o capitalismo neoliberal morreu! Vou partir do pressuposto (e é um grande pressuposto) que tal afirmação está correcta. A minha dúvida é: e agora?

Sim, parece uma dúvida parva, mas dado o facto que também o comunismo já tinha morrido, e ao que parece esse são os únicos modelos existentes no Planeta Terra, a minha duvida torna-se pertinente. O que fazemos? Fechamos a loja e ficamos à espera que a profecia dos Mayas (não confundir com profecia da Maya) se concretize? Ficamos à espera do Armagedon (embora estranhamente não vem nada nas escrituras bíblicas sobre capitalismo ou comunismo)?

Não me parece. Julgo que essas afirmações são idiotas, pelo menos enquanto existirem humanos neste planeta. No entanto vou fazer algo que é estúpido para um blogger. Isto é, vou violar o 1º Mandamento dos bloggers portugueses e vou-me comprometer, dando sugestões sobre o que julgo poderá acontecer no futuro:

1º Cenário: “Tudo na mesma”
Espero que seja o cenário que não se concretize (embora neste momento seja o mais provável). Isto é, passaremos por uma fase de politicas económicas neo-keynesianas, que com o tempo permitiram uma nova crise, altura em que as teoria económicas neo-clássicas voltaram a estar na voga, até uma nova crise acontecer. É o cenário em que a história se repete, alterando-se apenas algumas nuances.

2º Cenário: “Alteração de paradigma”
É neste cenário que eu aposto. Neste caso existirão 3 grandes mudanças que ocorrerão e mudarão significativamente o mundo. A primeira será uma maior integração de países em espaços de União à semelhança da União Europeia e que permitirá uma maior coordenação das politicas à escala global o que permitirá um maior desenvolvimento de toda a humanidade (por exemplo a necessária conquista do espaço passará por aqui). A segunda alteração será a independência energética dos países com a introdução das novas formas de energia (renováveis e hidrogénio) que alterará por completo as relações económicas. Isto acabará por facilitar a propagação da democracia. A terceira alteração será a mudança de paradigma de divisão entre forças politicas. Manter-se-á a divisão secular, e sempre existente, entre liberais e conservadores, mas a vertente económica perderá o seu peso, sendo que o tipo de soluções para os problemas ambientais (sendo que a gestão do desperdício ganhará importância) o grande factor de divisão.

3º Cenário “Retrocesso civilizacional”
Este é o pior cenário. Neste cenário ganham as forças conservadoras e nacionalistas. Aumentará o proteccionismo, o que por sua vez levará ao surgimento de guerras. Neste cenário existirá uma guerra mundial. E se pensarmos bem, esta é a forma tradicional de resolver este tipo de crises. Tem o condão de estimular artificialmente a economia e ao provocar muitas mortes, alivia a pressão sobre os recursos naturais e permite criar a base para uma nova expansão económica.

2 comentários:

André Escórcio Soares disse...

E agora.... um regime Liberal Social ;)

Gostei do texto, parece-me uma análise interessante.

Um abraço.

Stran disse...

"E agora.... um regime Liberal Social ;)"

Isso é a revolução que prevejo para Portugal... No dia em que o liberalismo Social vingar por cá, Portugal dá um passo em direcção à Europa!

Obrigado pelas palavras.

Um abraço!