Podia ter sido dito hoje...

"Mesmo quando os direitos lhe são abstractamente reconhecidos, um longo hábito impede que encontrem nos costumes a sua expressão concreta. Economicamente, homens e mulheres constituem como que duas castas; em igualdades de condições, os primeiros têm situações mais vantajosas, salários mais altos, maiores possibilidades de êxito que as suas concorrentes recém-chegadas. Ocupam na industria, na política, etc., maior número de lugares e os postos mais importantes. Além dos poderes concretos que possuem, revestem-se de um prestígio cuja tradição a educação da criança mantém: o presente envolve o passado e no passado toda a história foi feita pelos homens. (...)

...o facto de sermos mulheres em que é que terá afectado a nossa vida? Que possibilidades nos foram oferecidas, exactamente e quais nos foram recusadas?"

Simone de Beauvoir in "O Segundo Sexo"

[NOTA: este é uma nova crónica. Aqui, periodicamente, escreverei excertos que, embora escritos no passado, assentam que nem uma luva à realidade actual, quer portuguesa, quer mundial. Se alguém conhecer algum excerto que cumpra estas condições enviem-me e eu publicarei]

Nenhum comentário: