Blogues de Excelência

Muitas vezes (aliás demasiadas vezes) escrevo aqui artigos de critica. No entanto, e seguindo a pisadas de uma tradição anglo-saxónica, vou dedicar este artigo a elogiar dois blogues que eu considero de excelência. Peço para, se por acaso passarem por aqui e lerem este post, irem visitá-los pois vale realmente a pena. Antes de mais deixo aqui o nome dos blogues:
Não é apenas pela excelente qualidade dos seus escritores. Mas principalmente, na minha opinião, pelos seguintes motivos:
- Artigos: ao contrário do que é habitual nos blogues portugueses (esta é também uma auto-critica) não existem artigos de critica. Aqui apontam-se soluções, alternativas e ainda mais raro, fundamentam-se as posições. Uma pessoa que leia estes blogues sai enriquecido, e mesmo que não concorde (como acontece por vezes comigo) sabe os motivos que os autores têm a sua posição. Aqui não se sustenta as opiniões pelo "se eu digo então é a unica verdade correcta", mas apresentam-se os argumentos e fundamentos que levam aquela posição. Certamente é muito mais trabalhoso, mas tenho de admitir, pelo resultado final vale a pena o esforço.
- Comentários: a paciência dos autores em responder (e eu posso confirmar pois sou algumas vezes um comentador chato nesses blogues) é admiravel e rara em Portugal. Além disso a respsta dos autores não é arrogante, nem destrutiva. É o oposto, é dentro do mesmo plano (mesmo quando no meu caso eu saiba que não estou) e construtivo, apontam direcções, links, dados que fundamentam ou melhor esclarecem a questão em causa ou a posição do autor. Nunca recebi uma resposta do tipo "se não fosses burro compreendias que o que digo é verdade", mas sim "eu defendo esta posição por causa de A, B ou C" ou então "julgo que o que dizes não está correcto por causa de X, Y ou Z", em que X, Y ou Z nunca são insultos mas argumentos válidos. E esta caracteristica é válida também para alguns comentadores (peço desde já desculpa ao MC por uma discussão que deixei em aberto, e que um dia gostaria de retomar, por motivos de doença) o que torna estes espaços em espaços de escelência.
Por isto e por muito mais recomendo que passem por lá e juntem os mesmos à vossa lista de favoritos.

6 comentários:

CS disse...

Meu caro,

Em primeiro lugar, muito obrigado mesmo pela distinção. É muita generosidade da tua parte.
Em segundo, e se me permites, eu repito uma ideia que para mim é fundamental, é da caixa de comentários que nasce a mais valia de um espaço modesto como o meu: as pessoas que por lá passam por bem, isto é, que mesmo discordando, não insultam e vão discutindo só me ajudam a abrir vias de pensamento e a tentar mudar as minhas ideias ou a explicar melhor porque acho que tenha razão. Pela minha parte, e tenho a certeza que pelos Ladrões também, és muitíssimo bem vindo a qualquer altura!
Um abraço,
Carlos

CS disse...

E já agora, bravo pela forma como te bateste tb na questão da descida dos salários mínimos! Tanto no Insurgente como no Afilhado. Eu tenho, como é público, comentários banidos do insurgente, mas não deixo de seguir as últimas das ideais mais radicais que por ali passam. E tu bateste-te de forma educada mas esmagadora, de modo a deixá-los sem argumentos, o que convenhamos não é fácil, quando se juntam em bando e vêm responder:)
Abraço,
Carlos
P.S. Eu desconhecia este espaço antes de seguir o teu link no google. E gosto bastante. Vou escrever sobre ele.

Stran disse...

Bem eu é que fico sem palavras com as tuas palavras.

Quanto à generosidade, bem ela não existiu. Limitei-me a escrever o que sinto e penso (e poderei fundamentar se alguem quiser :)).

E hei-de sempre voltar aos vossos blogues. E com muito prazer.

Quanto ao comentários no insurgente, muito obrigado. Embora já esteja muito habituado àquele estilo (já estive em outros bem piores e o modus operandis é quase sempre o mesmo) é bom saber que o que estou a escrever faz sentido a mais alguém do que só a mim.

Quando leio aqueles blogues (e outras opiniões do género) fico estupefacto como é possível alguém defender tais coisas...

Bem um forte abraço e espero que voltes sempre!

P.S. Ainda és censurado lá? Pensava que tinham sido apenas alguns comentários.

ml disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ml disse...

já estive em outros bem pioresNão estás a referir-te aos nossos amigos, pois não? Esses são do melhor que há. Abertura, capacidade de ouvir os outros, boa educação, gestão inteligente da bolsa de comentadores e, principalmente, noção apurada do ridículo.

Então, voltaste. Fizeste muito bem.

Stran disse...

Oi ML!!!!!

Já tinha muitas saudades tuas!!!
Não te vi pelo (in)fieis pelo que resolvi não deixar nenhuma mensagem pois pensava que já não tinhas ido lá mais.

Por acaso veio-me à cabeça um ou outro, embora mesmo assim não batem os dos nacionalistas, isso aí é que é um mimo.

Quanto aos (in)fieis aquilo só tem dado Rod. Já nem tenho tido vontade de comentar nada. Tenho de ver se volto lá um dia destes.

Obrigado pelas tuas palavras.

E aparece sempre e já sabes sempre que quiseres escrever um artigo a porta está aberta

Um forte abraço