Espaço para o Liberalismo

Analisei nos ultimos dois artigos o motivo pelo qual julga que medidas liberais em Portugal são ineficazes e ineficientes actualmente em Portugal.


No entanto tal conclusão leva-me a uma outra questão:


Será que existe espaço em Portugal para o Liberalismo em Portugal?


Julgo que sim.


Diversos motivos levam-me a acreditar que existe espaço em Portugal para um Partido Liberal vingar e até seria benéfico para o nosso país para que tal aconteça. Tal opinião fundamenta-se não tanto no perfil do português em termos politicos, mas no benefício que tal partido poderia trazer ao nosso mundo politico.


1 - Concorrência


Um dos grandes problemas politicos em Portugal nasce da não concorrência de ideias. Todos os partidos (da esquerda à direita) defendem no seu discurso um Estado de Esquerda (social democrata). Pelo menos fazem-no em campanha politica. Isto leva a que pareçam todos um partido unico com algumas nuances diferentes. Este facto faz com que deparados com um problema (e em Portugal são vários) a solução seja fundamentalmente idêntica o que é um enorme risco. Não existe assim um profundo debate de ideias, factor essencial para criar inovação e melhorias das condições de vida em Portugal.


Assim, sem este debate de ideias, a Direita definha e a Esquerda degrada-se e pior que isto toda a democracia é posta em causa. Os politicos ao escolherem um discurso mais ou menos idêntico (por motivos eleitoralistas) abrem espaço a que ideologias mais marginais entrem no discurso politico (de notar o caso do PNR), que não tendo uma grande expressão eleitoral ganham uma expressão mediatica sobrevalorizada.


2 - Clareza


Outro facto benéfico da existência de uma "via" liberal clara é que traria uma maior clareza à politica em Portugal.


Enquanto não existe espaço no discurso politíco para o liberalismo, o mesmo já não é verdade para as pessoas que integram os partidos. Tanto o CDS como o PSD têm militantes que são liberais, mas que vivem parasitários do partido. Com o receio de não terem capacidade para ganhar votos em Portugal e chegar a um cargo politico preferem então integrar partidos que têm uma maior aceitação desta ideologia vivendo como "parasitas" destes partidos. Assim se compreende que partidos como PSD e CDS sejam apelidados de direita quando o seu nome tudo indica que sejam de Esquerda ou de Centro.


Assim o liberalismo aparece com uma conotação negativa e até ligada subconscientemente a uma noção de engano e falsidade. Uma maior clareza neste sentido levaria a que se soubesse medir realmente o peso do liberalismo em Portugal e quais os seus fundamentos reais e principalmente a sua visão de sociedade.


Desta forma julgo importante para melhorar a qualidade da democracia em Portugal que apareça um partido liberal que defenda abertamente e sem preconceitos os seus valores e modelos.

Nenhum comentário: