Entre a esquizofrenia e a mera estupidez


"Entre a esquizofrenia e a mera estupidez" é o primeiro post de uma semana em que me vou dedicar aos movimentos de extrema direita e nacionalista em Portugal. Espero que gostem...

Têm sido polémicos e têm tido uma visibilidade mediática muito acima do seu real valor. São minúsculos e são um grande contributo à educação das nossas crianças ao serem o exemplo perfeito do que de mau pode ter um movimento politico. São os movimentos de extrema-direita, representados actualmente pelo Partido Nacional Renovador.

O seu discurso caracteriza-se entre uma imagem esquizofrénica ou a simples estupidez. Aqui estão apenas uns excertos representativos do mesmo:

"Eu respeito as instituições(...) Não respeito os deputados (...) Não respeito nenhum deputado desde o BE à direitazinha medíocre do CDS-PP." Ou seja respeitam as Instituições mas não as que são Partidos votados em democracia como o BE, PCP, PS, PSD e CDS-PP. Um perfeita coerência...

Outra característica de esquizofrenia é a mania da perseguição que está bastante presente nas palavras do líder do PNR como podemos ver: "O presidente do PNR não tem problemas nenhuns em dizer que há um lobby gay cada vez mais enraizado no sistema político português e que está a levar a água ao seu moinho. (...) Portugal está crescentemente dominado por uma mentalidade esquerdista e temos que pôr um travão. É cada vez mais o lobby gay a mandar..."

Mas o mais interessante no PNR é como ele afasta o seu apoio a associações de extrema direita, afirma que o seu partido não é racista mas tem as seguintes afirmações:

"Como vê esta associação entre o PNR e um grupo extremista? Ao contrário daqueles que se reclamam campeões da tolerância e da liberdade, nós não fazemos discriminação de pessoas. Quem se quiser juntar à defesa da causa da soberania nacional, da identidade nacional, são todos bem-vindos. Para mim é indiferente se é careca, se é cabeludo."

E diria mais, que não lhe interesse que valorize tanto um condenado por um crime racial da maior cobardia em que um imigrante foi assasinado por uma dezena de pessoas quando estava no Baiiro Alto.

"O pontapé de saída, a campanha de angariação de fundos, isso sim, a ideia foi dele [Mário Machado]. A ideia gráfica do cartaz foi minha"(...) Sou amigo do Mário, é um excelente nacionalista. Aprovo todos os tipos de nacionalismo, de toda a gente que ama a sua pátria. O Mário foi a face mais visível da fase impulsionadora do nacionalismo."

Quanto à organização de um evento com organizações racistas e diria criminosas ele é peremptório:"A organização cabe à JN. É claro que a JN é do PNR, portanto o PNR é responsável por tudo. Este encontro tem como objectivo a troca de experiências entre os vários movimentos e juventudes nacionalistas europeias."

Outras tiradas brilhantes são as seguintes:

"Eu acho que as pessoas olham para mim e vêem que não tenho ar de charlatão." Está completamente enganado mas a ignorância pode ser, por vezes, uma benção.

"Todos os anos, o TC é implacável com os partidos nas coimas que aplica. Acho que é de uma profunda injustiça..." Claro que quando uma instituição funciona é sempre uma injustiça...

"Ridicularizam-nos por ter apenas dez mil votos, mas o sistema sabe que teremos centenas de milhares de votos, um milhão de votos e por aí sucessivamente. É por isso que nos vandalizam os cartazes e nos ridicularizam. Porque sabem que estamos a crescer. Neste momento sentimos que o sistema está profundamente nervoso connosco." Além de ter as manias das grandezas, ele ainda não se apercebeu que o ridículo está nele e no seu discurso.
Estes excertos foram retirados de uma entrevista que o líder do PNR concedeu ao Sol e pode ser lido aqui.

[Uma nota final: ainda bem que a mensagem do líder no seu site foi colocado no dia 01 de Abril. É que por momentos até achei que era verdadeira!!!]

2 comentários:

A Tasca do Teixeira ® disse...

Subscrevo.

Abraço
[[]]

Memorias de um PIDE disse...

lome1Bem elaborado e demonstrativo. Gostava de saber quem são os filiados... aqueles que dão a cara muitas vezes não são quem manda.

Os democratas pertuguêses deviam pedir á CNE e ao MP a dissolução daquele movimento pois a Constituição da República não permite entidades que ponham em perigo a democracia.

Esse alucinado devia ser submetido oficiosamente pelo Ministério Público a um teste de personalidade para ver se dessa perícia está doente e depois proceder em conformidade.
A culpa é da comunicação social que dá cobertura a esses sencionalistas tipo Major Valentim Loureiro... e a este paranoico...