Perguntas revelantes aos Jornalistas

Já que está na moda lançar nos Jornais as perguntas relevantes para o Primeiro-Ministro responder, vou fazer o mesmo aos Jornalistas que escreveram as noticias sobre este caso:

- Existiu algum tipo de tráfico de influências neste caso? Esta questão é na minha opinião a duvida mais importante a esclarecer (e neste caso não só pelos jornalistas como pelo Primeiro-Ministro).

- Porque é que as peças jornalísticas têm tantas falhas? tenho lido algumas das peças jornalísticas sobre este caso e levantaram-me várias duvidas e existem ou erros óbvios ou má interpretação dos dados colocados.

- É afirmado, no Diário de Noticias de hoje, que "José Sócrates pede transferência para a Universidade Independente e obtém equivalência a sete cadeiras apesar de não as ter feito no ISEC nem no ISEL". Será que o jornalista leu os planos curriculares destas disciplinas e comparou com os de todas as disciplinas que José Sócrates teve nas Instituições referidas, ou só comparou os nomes entre disciplinas para chegar a esta conclusão? É que por vezes os curricula de duas disciplinas numa faculdade equivalem ao curriculum de uma única disciplina noutro.

- O jornalista que escreveu a afirmação anterior, ou editor que supervisionou a peça jornalística, leu com alguma atenção o nome das disciplinas? É que uma das disciplinas que José Sócrates obteve equivalência é "Investigação Operacional" que completou no ISEL, contradizendo assim essa afirmação.

- Tendo indícios (embora fracos) de um possível caso de tráfico de influências na peça original, porquê é que as peças seguintes se centram mais no facto de o Primeiro Ministro ser ou não ser Engenheiro? Será que para os jornalistas em questão (de todos os media) é mais importante o estatuto académico do primeiro-ministro do que um possível caso de trafico de influências?

- Existindo poucos indícios de Tráfico de Influências porquê é que os jornalistas decidiram lançar a noticia à mesma? Será que existiu pressão politica para o fazer?

Como nota final gostava de afirmar que algumas das dúvidas levantadas pelos media são legitimas, mas são abafados por muito outras que são no mínimo ridículas...

Nenhum comentário: