Pela Africa Via Portugal 1. Zimbabwe


Mais uma vez resolvi tocar num tema bastante triste. A situação social e politica do actual Zimbabwe. Não irei comentar as loucuras do Mugabe, seu presidente mas do seu principal opositor, Morgan Tswangirai. Na semana passada, quando se preparava junto com os outros partidos políticos para um gigantesco comício popular com o lema "SALVEMOS ZIMBABWE", a politica apareceu e, sorrateiramente apreendeu-o, tendo o levado a cadeia na companhia de outros colegas seus. Já encravado entre as grades, Tswangirai foi maltratado como bem documentam as fotografias. Sofreu múltiplos traumatismos cranianos bem como fracturas ósseas, como reporta a BBC ou o jornal Noticias moçambicano.
Tudo isso a mando de Robert Mugabe, pessoa que nega livrar-se do poder, mesmo que aos 83 anos de idade nega ser um velho caduco. E o povo, este esta na pior das miserias desde o tempo colonial!
Morgan esta hospitalizado, tendo ja sofrido varias operações cirúrgicas no crânio bem como noutras partes do corpo.

2 comentários:

Stran disse...

Grande Post! Como nunca fui a Africa gostava de saber se existe alguma solução para este problema? Quando é que o povo vai ter força suficiente para destronar esta ditadura? É gritante as atrocidades cometidas e pelo que leio por cá parece que vão ser pelo menos mais 6 anos do mesmo (a não ser que Mugabe caia da cadeira antes!)

Egidio Vaz disse...

O tipo nunca cai. O tipo parece-me, estar apostado em morrer amarrado ao poder. E o resultado lógico de quem por muito tempo pensou ser a solução de um pais. Quando se apercebe que afinal e exactamente o contrario,toma posições como essas!