A minha estupidez

Fui confrontado com a minha estupidez este fim de semana. Consequência do resultado do concurso "o melhor português". Passo muito tempo a criticar o dia a dia e as decisões politicas actuais. Por este facto sinto-me um pouco responsável pela criação de factores que permitiram a votação de ontem.



E porque é que digo isto? Pela discussão que se gerou à volta desse concurso verifiquei que existem muitas pessoas (em numero demasiado elevado) que têm a opinião que se vivia melhor na época da ditadura. Nada é mais falso e pior as pessoas que o afirmam nem sequer viveram nessa época. Já se passou tempo demais a não criticar o séc. XX português e ontem ganhou o pior que existiu dele. Sem que é apenas simbólico e que é uma votação e que não representa muito em termos sociológicos mas uma parte de mim pensa o contrário. Quem votou ontem, seja porque razões, votou em Oliveira Salazar, votou numa pessoa mesquinha e na pessoa que representa o nosso atraso. Não contesto o resultado nem diminuo a racionalidade de quem votou ou de quem admira as pessoas mais votadas, só não contem comigo para branquear quem ganhou ou sequer dar um elogio a este passado. Ontem ganhou duas figuras que, na minha opinião defenderam a pior ideologia que vingorou no século XX - a ditadura.



A minha estupidez foi acreditar que não era possível que os cidadãos portugueses pudessem ainda se apaixonar por figuras que em nada representam os valores da nossa humanidade.



O erro de se criticar negativamente o que existe agora tem um preço e esse preço é o de desvalorização da época actual. Em Portugal o 25 de Abril e a nossa revolução foi impressionante e todo o período da nossa democracia é um período fantástico incomparável à época da ditadura.

Um comentário:

Memorias de um PIDE disse...

Não se auto critique!

Os incultos ou incapazes refugiam o seu alter ego em atitudes que lhes dêm destaque quer por serem diferentes do bom senso, quer pelo disparate.

Psicologicamente a explicação surge em fenómenos sociais tais como "violência doméstica", violência no desporto" e violência nas afirmações" que é o caso.

Lamentavel é que os mente captos não reconheçam que precisam de apoio médico e continuem num exibicionismo doentio (pior do que os do pº casa Pia)

Há que ter pena destes e fazer vêr que esse exibicionismo só lhes fica mal.

Até porque o Salazar, ou Hitler, ou Sadam, ou Bin Bin, são pesoas que vivem e existem precisamente alicerçadas em mente captos.