Visita ao "Portugal Real"

Sempre odiei esta expressão, não só porque impunha uma divisão como também era demagógica e populista. Aproveitei estas férias para visitar alguns locais do interior português e verifiquei que efectivamente existem diferenças, quase que diria que foi uma visita ao passado (sem conotações negativas). Senti que as pessoas não se interessavam muito além do que existia para além dos montes e da sua vida de dia-a-dia. No entanto carregavam em si uma portugalidade caracteristica de todo o nosso território.
Saí de lá também com a imagem de que muitos politicos são autênticos irresponsáveis pois muitas vezes, de forma a garantir alguns votos, exarcebam uma realidade que não existe. Também são completamente irresponsáveis pois por vezes contam mentirascomo fossem verdade e distorcem a realidade para justificar os seus actos. Nunca pensei que isto fosse algo relevante, afinal no tempo actual temos acesso a muita informação e rapidamente podemos verificar a veracidade de algumas afirmações. No entanto isto é verdade para ambientes mais citadinos mas não o é nos meios mais rurais ou menos citadinos. Neste ambiente, normalmente a unica voz da verdade é a voz partidária ou pastoral.
Neste contexto quando um politico, com responsabilidades nacionais, tem declarações levianas é extremamente desonesto e motivador de maior atraso no país.

Nenhum comentário: