O "Sanguetuga"

[NOTA: dou inicio hoje a um conjunto de posts sobre diferentes "especies" de Tugas que habitam este espaço comum chamado Portugal]

O Sanguetuga é provavelmente a especie mais comum da fauna portuguesa. Tão comum que é mais uma caracteristica do que uma sub-especie de Tugas. Existem dois tipos o Sanguetuga activo e o Sanguetuga passivo. O Sanguetuga activo (especie mais rara) é aquele que directamente beneficia da sangria (por exemplo quem, de uma maneira ou outra foge aos impostos) enquanto o Sanguetuga passivo é aquele que por inação permite que o Sanguetuga activo actue.

Quase todos os tugas são sanguetugas (e no meu caso também não me demito do facto de o ser também). A maior caracteristica dos Sanguetugas é a capacidade que têm para sugar o dinheiro comum de todos os Tugas. E consegue faze-lo de uma forma que ninguém se importa ou nota. Agarra-se a esse monstro que é o estado (que no fundo somos todos nós) e desvia o sangue (dinheiro) do mesmo. Os Tugas não se importam e alguns até incentivam como sendo algo correcto de ser feito (alias, defendem que quem não o faz é parvo).

O mais impressionante neste caso é que mesmo assim os Tugas que apresentam esta caracteristica ou que pertencem a esta especie mantém a capacidade de protestar com a má performance do estado. Alem desta capacidade também mantém a capacidade de se queixar do nível de impostos que existem em Portugal, essa terra dos Tugas e Sanguetugas.

É uma autêntica praga biblica mas de facil erradicação. É que no momento que em que os Sanguetugas passivos deixarem de existir os outros definharam também.

Um comentário:

Memorias de um PIDE disse...

Realmente está bem escrito! até fiquei bem disposto e a sorrir...
é assim mesmo!