Portugal vivido e Portugal comentado

Vivo entre vários "Portugais", dois deles são Portugal vivido e Portugal comentado.

O Portugal vivido é aquele que me ocupa a maior parte do tempo, é o local que habito e trabalho, e como tal é um enorme espaço de pequenos obstáculos, problemas e algumas alegrias. É Portugal mais cinzento e menos interessante, é aquele que eu quero fugir e fingir que não existe. É aquele que não faço nada (ou melhor) faço pouco para modificar. E é este Portugal que me motiva a entrar no Portugal comentado.

Esse Portugal é este Blog, são as minhas conversas de café e as tertúlias espontâneas que por vezes ocorrem. No Portugal comentado o "Tuga" tem o seu espaço de eleição. Aí não existe problema sem uma solução rápida, não existe obstáculo intransponível e principalmente não existe culpa pois a culpa é sempre dos outros. Dou por mim a me queixar do Portugal vivido no Portugal comentado como um verdadeiro Tuga.

Parece que está no gene do Tuga criticar, empurrar a culpa e depois dormir descansado. É como uma droga que nos vicia, pois o estado do país é o que nos alegra o nosso dia-a-dia, que motiva uma boa conversa e nos faz atravessar mais um dia. Se só existisse o Portugal vivido, provavelmente as nossas taxas de suicídio aumentavam, as vendas das bebidas alcoólicas e outras drogas disparavam, e ficaríamos com uma depressão crónica.

No fundo sou um típico Tuga, trasitando constantemente entre o Portugal vivido e o Portugal comentado.

Nenhum comentário: