Prémio Lemniscata






Só me posso sentir muito honrado, e visivelmente contente, quando alguém decide atribuir a este espaço um prémio. Esse sentimento aumenta muito quando o intuito do prémio é como este. E depois aumenta muito mais quando é atribuido por alguém como o Carlos Santos que é simplesmente o autor do excelente blogue "O valor das ideias" (blogue que já tinha falado anteriormente) que ainda esta semana foi mencionado na crónica do Rui Tavares no Público desta quarta feira. Assim compete-me agora escolher 7 blogues para atribuir este prémio. Deixo então abaixo o texto oficial do prémio, e como não podia deixar de ser, após isso farei um pequeno texto a justificar a minha escolha:



“O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores."
Sobre o significado de LEMNISCATA:LEMNISCATA: “curva geométrica com a forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.”Lemniscato: ornado de fitas Do grego Lemniskos, do latim, Lemniscu: fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores(In Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora)
Acrescento que o símbolo do infinito é um 8 deitado, em tudo semelhante a esta fita, que não tem interior nem exterior, tal como no anel de Möbius, que se percorre infinitamente.
Texto da editora de “Pérola da cultura”
Seguindo as regras este prémio é para ser atribuído de seguida a 7 blogues. Assim, sem qualquer ordem prévia:










Agora, como tinha dito anteriormente vem a motivação da escolha:


O Cartel - Este espaço não é um blogue é um autentico serviço público. É constituido maioritariamente por professores e o seu trabalho é simplesmente fantastico. Ligado obviamente à temática da Educação, não só podemos encontrar temas especificos ligados à carreira de docência como também opinião de excelente qualidade. É um perfeito exemplo de como a blogoesfera pode ser algo extremamente positivo. A todos os seus autores os meus mais sinceros e enormes parabéns.


Os pássaros não têm nariz - Este é um prémio atribuido pelo passado (recente), o presente e o futuro (que julgo que será brilhante). É um blogue que foge aos parametros normais do ritmo da blogoesfera. O autor não escreve com regularidade, mas quando o faz, faz com uma elevada qualidade. É uma lufada de ar fresco (ainda recente na blogoesfera) mas que merece ser acompanhado por todos. É uma aposta de futuro, mas uma aposta certa. Sem duvida um blogue para quem priveligia a qualidade à quantidade.


O Afilhado - Só recentemente é que tive conhecimento deste blogue, mas foi uma optima supresa. Quem acompanha o blogue e os meus comentários por lá verá que a maioria das vezes não concordo com o que é dito, e por várias vezes as discussões prolongam-se bastante. Mas a qualidade não se mede pela concordância da opinião. Este é um espaço de qualidade (em que os temas são muito variados e ao sabor do autor, o que admiro sempre) com um autor de qualidade. Além disso, por causa das caracteristicas do autor é um espaço de debate franco e aberto, onde se pode efectivamente discutir o tema em si!


Speakers Corner Liberal Social - Este é um blogue de um movimento politico. No entanto existe algo que os distingue dos outros, é que é um blogue e funciona como um blogue! A maioria dos blogues que se inserem em movimentos ou partidos politico são meros acrescentos quase ficticios da máquina partidária. Este espaço não é assim, e isso faz dele unico. É um espaço dos autores e não do movimento, o que o torna quase, senão mesmo, unico em Portugal. Assim, além da divulgação do Movimento em si é um espaço onde podemos saber a opinião efectiva dos seus membros mesmo que esta seja contra a posição oficial do movimento. Neste espaço a liberdade de expressão não é um mero "chavão" mas sim algo que é praticado efectivamente. Sem duvida um espaço merecedor deste prémio.


Fiel Inimigo - para quem me acompanha ou acompanha este blogue, esta poderá ser a nomeação mais estranha. Mas este prémio vai principalmente para uma comentadora e não para os seus autores. Falo da ML, obviamente! Julgo que foi neste espaço que a conheci e tem sido, além do mais uma lição para mim. E como, infelizmente para nós, ela não tem blogue, escolho este espaço pois os seus comentários valem ouro. Desculpem todos os outros comentadores, mas a ML é sem duvida a number one na minha lista, numa simples palavra ela é um espectaculo! Pelo que sabe, pela personalidade, pela maneira de encarar os debates, pela maneira como estrutura o seu comentário, e por tudo mais, ela por si só vale este prémio.

Mas atenção o espaço em si também é unico na blogoesfera portuguesa, não tanto por causa da qualidade dos seus artigos mas porque autores com aquelas opiniões e com o tipo de argumentação que utilizam acabam sempre por censurar os comentadores com quem eles não concordam, algo que nunca aconteceu ali. Pode parecer pouco, mas acreditem, já passei por muitos blogues parecidos e realmente este é um espaço unico nesse sentido.


O Valor das Ideias - Bem já disse anteriormente a minha opinião sobre este blogue. Não sei se foi pelo tempo que o autor passou em Inglaterra, se foi por outro motivo, mas a verdade é que criou um blogue à moda "estrangeira". Isto é, um blogue onde os artigos e as posições são fundamentados e onde uma pessoa aprende muito. Em poucas palavras, para não me alongar muito, é um blogue à Paul Krugman! Uma referência sem duvida da blogoesfera portuguesa.


Ladrões de Bicicletas - Outro blogue do qual já tinha falado anteriormente. Tenho de confessar que já acompanho este blogue desde que eles ainda só roubavam "triciclos" e uma coisa é certa eles só conseguem surpreender pela positiva. Este blogue é tudo o que um blogue deve ser!

10 comentários:

EJSantos disse...

Olá Sran. Veia irónica?
Bem, completamente of topic, mas para quando um post sobre a situação no Irão? Aguardo pelo teu ponto de vista.
Cumprimentos

Stran disse...

Veia irónica... aonde?

Quanto ao Irão, será então o eu próximo post. Em principio amanhã... Mas quem sabe ainda hoje.

CS disse...

Caríssimo, além de te agradecer, as muito simpáticas mas exageradas palavras a meu respeito, queria deixar-te o que te devo há uma semana sobre variantes ao homo economicus:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/psicologia-e-economia-comportamento.html
Abraço,
Carlos

Stran disse...

Lol, não são nada exageradas!

Vou já ler o artigo e obrigado pela atenção.

Um abraço!

ml disse...

Stran, muito obrigada pelas tuas palavras. A sério, fiquei encantada que tenhas essa opinião a meu respeito.

E tens razão, os nossos fiéis amigos berram, descontrolam-se, descompõem-se, irritam-se, aldrabam e tudo o resto que sabemos, mas não censuram. Já aconteceu no outro blogue, a coberto do 'ofensivo' (vê lá tu!) mas há muito que isso não acontece.

Goretti disse...

Em nome de todos os Cartelistas deixo aqui o agradecimento pelo prémio, que sei ter sido atribuido com grande amizade.
A vantagem de ter muitos Cartelistas é que há sempre alguém que actualiza o blog enquanto outros fazem uma pausa. :D

Stran disse...

ML,

:) Ainda bem que ficaste contente. Julgo que as palavras apenas pecam por tardias e por defeito.

"Ofensivo?" LOL. Essa é que eu não sabia...

Stran disse...

Brit,

Ora não precisas de agradecer, afinal a culpa é toda tua e dos outros cartelistas.

"A vantagem de ter muitos Cartelistas é que há sempre alguém que actualiza o blog enquanto outros fazem uma pausa. :D"

LOL, tenho de arranjar mais autores para aqui...

André Escórcio Soares disse...

Bom, sinto-me lisonjeado pela atribuição deste prémio vir de um dos melhores blogs portugueses. Julgo não ser digno de tal distinção, de qualquer forma obrigado pelo reconhecimento.

Stran disse...

Bem digno és de certeza senão não te teria escolhido. Além de que a qualidade não sou só eu que digo e é verdade. Espero apenas que tenhas a "paciencia" para continuares sempre a escrever! Ganhamos todos com isso.

Quanto às tuas palavras, um grande obrigado! Nem sei mais que dizer, fiquei verdadeiramente sem palavras (o que costuma nser muito dificil em mim...)