Europa ferida de morte?

Não sei se concordo totalmente com o titulo deste artigo, mas parece-me obvio que a União Europeia sofreu um duro golpe nesta noite. Julgo mesmo que não é exagero dizer que o maior ganhador desta noite são os USA (comentarei sobre isto mais abaixo).
O primeiro golpe duro foi sem duvida a abstenção, que uma vez mais bateu o record, sendo particularmente alta nos paises recém entrados. Ora este é um duplo sinal negativo, o primeiro para os politicos, pois claramente afastaram o eleitorado das questões europeias, o segundo para os eleitores que assim comprovam que afinal não se interessam assim tanto por processos mais democráticos na União Europeia. Qualquer que seja a leitura a verdade é que cada vez mais a União Europeia é sentida como algo distante e quanto mais distante ela ficar mais fraca ela fica.
Este distanciamento foi aproveitado por alguns movimentos mais radicais, que viram o seu peso ser reforçado nestas eleições, nomeadamente os movimentos e partidos nacionalistas. E isto é deveras preocupante, não só porque estes são anti-europeus, como a nível doméstico começam a ser vistos como forças legitimas do cenário politico, o que significa, em tempos de crise uma preocupação acrescida para todos nós (como a Alemanha Nazi bem demonstrou o nacionalismo num país estrangeiro não é apenas um problema para esse país).
Para além destes cresce muito os partidos eurocepticos (que provavelmente ultrapassaram os 100 deputados) pelo que os processos no Parlamento europeu serão ainda mais dificeis que anteriormente.
Depois, e também preocupante, é o facto de os partidos do arco da construção europeia todos eles terem perdido deputados, ou seja o PSE, a ALDE e o PPE. No entanto o PPE é o vencedor da noite pois é o partido com mais deputados no parlamento europeu (conquistou 267 contra os 288 em 2004/2007). O que demonstra o quão afastados ainda estamos da União Europeia. Nos ultimos anos têm "chovido" criticas quanto à actuação da União Europeia. Ora o expectavel era que o Partido que governou os destinos na União Europeia fosse penalizado e perdesse a maioria no Parlamento, no entanto tal não aconteceu e na maioria dos países até saiu reforçado. Não esquecer que nestas eleições o PPE acabou por perder um dos seus elementos de peso: o Partido Conservador Inglês, que, se não estou enganado vai criar um partido de "eurocepticos". Desta forma na melhor das hipoteses a União Europeia vai continuar a trabalhar como trabalhou até agora.
Bem posto isto, porque é que eu digo que os USA são os maiores vencedores? Bem, do cenário que tracei é liquido que a União Europeia ainda vai trabalhar mais "lentamente", o que ainda dará mais força aos Eurocepticos. Neste cenário verificaremos uma muito provável desagregação da União Europeia e do projecto europeu. Ora se é verdade que a União Europeia começava a consolidar o seu espaço e a "ameaçar" a hegemonia dos USA também é verdade que esse trabalho poderá ser completamente infrutifero se não tiver seguimento. Pior é o facto de que vivemos uma epoca de crise profunda em que as oportunidades escasseam, e enquanto a União Europeia vai ficar os próximos tempos a pensar no seu futuro, os USA vão se recompor e aproveitar todas as oportunidades perdidas pela União Europeia.
Numa Era dos grandes blocos (China, India, USA, América Latina) a União Europeia caminha a passos largos para a sua desagregação, e muito honestamente, neste cenário é verdadeiramente estupido os discursos que aconteceram em Portugal!
P.S. Resultados podem ser verificados aqui e aqui.

Nenhum comentário: