Crónica de um ex-fumador

Sei que em tempos comecei esta crónica, mais propriamente quando a nova lei do tabaco entrou em vigor, e não a continuei pela razão mais óbvia: voltei a fumar.

Foi apenas uma das muitas tentativas frustradas de deixar de fumar. Basicamente já utilizei quase todos os métodos que existem, desde a utilização da passagem de ano, até choques eléctricos (não se assustem, tinha o efeito de acupunctura).

E, também por razões óbvias, retomo esta crónica: deixei de fumar. No entanto ainda é uma decisão demasiado recente para saber se resultará ou não. Peço desde já desculpa ao leitores habituais por, muito provavelmente, nestes próximos dias falar apenas sobre este tema.

Neste momento em que escrevo, ainda tenho bastante nicotina no meu corpo, pelo que ainda não começou a parte física mais complicada. Isso vai ficar para logo mais tarde. Eu sei que para quem nunca foi muito viciado (ou sequer viciado) é muito difícil de entender a enorme dificuldade que é deixar de fumar, a dificuldade de fazeres um compromisso contrário ao que o teu corpo e, principalmente, a tua mente pedem.

Esse é um dos objectivos desta crónica, que ao descrever o que me vai acontecendo, ao escrever o que penso possam passar a compreender um pouco melhor.

Não sei se vou ter sucesso, neste momento em que escrevo julgo que sim, que este foi o meu ultimo dia enquanto fumador, no entanto como em tudo na vida, não existe nenhuma garantia de sucesso…

4 comentários:

ml disse...

Olha, por mim, força. Nunca fui fumadora (só umas queimas de cigarros que tb já ficaram para trás há muito), aqui em casa ninguém fuma e portanto esses apertos por que passam os fumadores não me são próximos. Só os dos amigos, claro, mas alguns conseguiram.
O meu pai fumava e fê-lo paulatinamente ao longo da vida sem problemas de saúde. Há quem diga que a resistência ao fumo é uma questão genética.
De qq modo, mesmo que não se queime saúde (e duvido disso) queima-se dinheiro.

Boa sorte. Vou ficando aqui de olho em ti para ver se cumpres a promessa.

André Escórcio Soares disse...

Tens todo o meu apoio ;) Força.

Stran disse...

ML,

Obrigado. Tens toda a razão, embora tenha perdido o round 1 (escreverei sobre isso mais tarde). Este fim de semana começa o 2º round.

Sobre esta dependência já se disse muito, a questão genética é apenas mais uma para tentar explicar algo humano.

Quanto ao dinheiro, é sem duvida uma motivação.

Um abraço!

Stran disse...

André,

Muito obrigado!