Tuga da Semana: José Socrates

A escolha desta semana recaí sobre o nosso primeiro-ministro. Para o bem e para o mal ele foi o centro das atenções desta semana. Fez um remodelação estética no seu governo o que é sempre importante. Mas não foi só por isso que ele ficou nomeado esta semana. O que deu o empurrão final foi o seu discurso no Parlamento e mais concretamente a parte em que criticou os salários demasiado elevados de alguns administradores.

Podem considerar que é simples demagogia ou populismo mas por vezes opiniões demagogas ou populistas encerram questões fundamentais e que devem ser devidamente discutidas. O facto é que esta encerra um questão fundamental: Até que ponto queremos viver numa sociedade em que exista esta disparidade? O que está em causa é a legitimidade deste facto. Será que é legitímo? Será que tem razão de o ser? Que mudança na nossa sociedade aconteceria se alterássemos esta possibilidade?

Todas estas questões são importante e encerram valores que necessitam uma vez mais de ser discutidos seriamente e , a meu ver, é um campo que deverão de existir mudanças.

Portanto pelo facto de introduzir esta questão no seu debate parlamentar julgo que Sócrates foi o "Tuga da Semana"

Nenhum comentário: