Os números!!

Por vezes imagino que vivo num mundo completamente diferente. Para ser mais concreto num país diferente. Julgava que vivia em Portugal, mas cada dia que passa estou mais céptico relativamente a esse facto. Não me refiro ao estado deplorável do mundo político português. Refiro-me à nossa realidade, ao nosso dia-a-dia, à nossa angustiante vida.

Por vezes imaginava que essa sensação era artificial, criada pela minha imaginação. No entanto um simples noticia fez-me despertar para a realidade - 10% da população portuguesa é analfabeta!! Sim em pleno séc. XXI mais de um milhão de pessoas não sabe ler nem escrever e para agravar 40.000 dos analfabetos têm menos de 30 anos. Fui então atrás de outros números, que me dessem uma imagem um pouco mais clara daquilo que já imaginava. Fui então assaltado com outros números, números ridículos ou criminosos, números que por si não são mais que números mas que encerram uma existência triste, deprimente e muitas vezes a roçar o escandaloso.

São apenas números que encontrei, mas quantas pessoas sofrem por esses números, esses brutais números que representam Portugal. Por exemplo o que dizer do facto de 46% de homens e 32% de mulheres abandonarem precocemente a escola, quando ainda temos 10% de população analfabeta. Ou o que dizer que faça justiça aos 30% da população portuguesa que vive sem esgotos na sua habitação.

Não tenho tenho palavras para descrever estes números, nem os que afirmam que 16% da população vive no limiar da pobreza (32% da população activa) quando o país já em si pobre e tem um Pib per capita de 63% da média europeia. Como encontrar palavras que descrevam essa brutalidade.

Com as palavras do governo no plano tecnológico sempre pensei que ao menos estaríamos a investir no futuro, que estes números fossem algo do passado e do nosso presente mas que talvez fossem modificados no futuro e eis que para meu enorme espanto que o nosso investimento em Investigação e Desenvolvimentos apenas é 44% da média europeia.

Depois destes números todos, fiquem cansado. Cansado de ouvir tantos números que nos disparam na cara a brutalidade de viver neste país!!!

[Fontes - aqui e aqui]

Nenhum comentário: