Futebol e a vida...

Hoje é dia de clássico! Começa-se a preparar o "evento", amigos juntam-se à volta de um ecran, adeptos aprumam os seus acessórios e vozes. E a capital transfigura-se...

Gosto especialmente deste dia. Sente-se uma rivalidade sã, mas mais do que isso as pessoas perdem um pouco da sua timidez, e um tema - 22 jogadores e uma bola - passa a ser a linguagem comum que rompe as barreiras do dia-a-dia. Não existe novo nem velho, não existe pobre nem rico, apenas esta salutar vivência.

Sempre gostei de futebol, quer o visto, quer o jogado. Ao contrário do que algumas "elites" por cá pensam, o futebol é algo simplesmente fantástico. É pura emoção, mas mais que isso é um belo paradigma de vida.

Muito do que sei hoje, aprendi em campos de futebol improvisados. Quer fosse um patio de escola, um pedaço de estrada, ou mesmo um terreno inclinado, só precisávamos de um bola e a realidade dura à nossa volta era esquecida.

Depois de ter crescido - ok, não muito - e de ter ganho outros interesses, é que reparei que muitos escritores se debruçam sobre temas da sociedade escrevem manuais que qualquer ser humano pode apreender num jogo de futebol. O respeito, a liberdade, o individuo e o colectivo, e outros temas conexos, tudo isso aprendi, não em manuais, mas com uma simples bola e um jogo de futebol.

4 comentários:

EJSantos disse...

E o meu Clube está em grande. A ver se aguenta assim até ao fim do campeonato!

Anônimo disse...

o Porto? raios por este andar só precisa de aguentar até ao Natal :)

Stran

Anônimo disse...

Hmm, prefiro alguma humildade!...
Prognosticos só no fim do jogo!
:-)
Mas que se aguentem a fazer um bom trabalho, que o resultado desejado virá.
EJSantos

Stran disse...

Bem desta vez não tenho muitas duvidas que o Porto está num excelente caminho...