Onde o Comunismo Falhou... (ou "A Vida dos Outros")

"A vida dos outros" é um filme. Mas mais que isso é uma história. Muito bem contada e escrita. Como pano de fundo tem a RDA e a Ditadura Comunista da altura.

Embora o interesse vá muito além deste facto, um aspecto que é realçado no filme é a Ditadura Comunista. Sendo um filme da escola alemã, o realismo empregue no filme quase que nos transporta para essa altura. E nessa viagem podemos assistir ao percurso de dois apoiantes desse regime e da sua evolução.

Um pormenor no entanto capturou a minha atenção. O facto de as personagens que mais poder têm no filme são aquelas que menos acreditam na ideologia e mais no poder. E é aqui que o comunismo falha. Uma falha ideológica e de acção. Ideológica pois ao não incorporar no seu intimo a vontade egoísta que os homens sentem falha na análise da realidade humana. Ainda não somos os "animal" estritamente social, comunitário. Muitas vezes as nossas decisões são tomadas assentes em desejos egoístas. De acção pois não contempla no seu plano de acção este factor, subindo assim ao poder as pessoas que se interessam mais pelo poder do que pela ideologia. Assim fica refém de pessoas que nunca agirão em prol do comum mas sim em prol de si próprios.

Deste filme uma coisa se torna óbvio, o mundo ainda não está preparado para o comunismo e o comunismo ainda não está preparado para este mundo. Será que os líderes comunistas algum dia acordarão para esta realidade ou definharão até se tornarem pouco mais do que meia página de um qualquer livro de História?

Nenhum comentário: