Ser, ter e viver...

E de repente começo a escrever outra vez. O motivo? Nenhum, a não ser a minha vontade de o fazer. Bem sei que no tempo que estive mais ausente o mundo quase ruiu, o Apocalipse está ao virar da esquina e não existirá salvação para os impolutos e pecadores - quem quer que eles sejam.

Eu continuo pouco preocupado com isso e mais preocupado em entender algo mais da vida. Para mim ainda é um pequeno segredo que vou desvendando aos pouco (será que devo escrever "vida" com um V ou com um v?).

De tanto pensar cheguei à conclusão que podemos dividir as pessoas em três grandes grupos.
Se eu fosse um homem de gestão, daqueles que em cada duas palavras uma termina em "...ing" ou em "...ent", faria um gráfico com três vectores que dão o título a este post.

Olho à minha volta e vejo que neste momento a nossa sociedade vive com muitas pessoas cujo o sonho desta vida é o "ter". Para essas, a vida é uma equação simples de resolver. Basta-lhes concentrar numa fonte de rendimento e depois é só "ter". E para "ter", esta sociedade é perfeita e dá multiplas opções - basta olhar para os anúncios à nossa volta.
Outra forma simples de estar na vida é a dos que têm o sonho de "viver". Para eles o simples tiquetaquear do relógio biológico é suficiente e o tempo está sempre do seu lado, pois o simples acto de estar vivo e apreciar esse facto é um realizar do seu sonho.
E depois existe aqueles cujo o sonho de vida é o "ser". E para eles é que é mais complicado. Pois ao contrário dos anteriores são os unicos que estão dependentes de outros e das várias intempéries da vida. Esses têm materializar o imaterial e tornar real o que a sua mente dita com sendo "ser".
Obviamente como eu sou terrível a fazer escolhas, das três alternativas que poderia escolher tinha de optar pela mais complicada. Bastava ter perdido cinco segundos em criança para me aperceber que o caminho que escolhi era um pouco, com devo dizer..., estúpido, pois dos três é mesmo aquele cujo a probabilidade de falhar é enorme.
Bem mas agora não interessa nada. Escolhido o caminho resta-me caminhar, e como dizia o poeta: O caminho...

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem vindo!
EJSantos

Anônimo disse...

Obrigado! E tu tb. Com tanta ausencia minha estava com receio que te tinha perdido como leitor e comentador!

Stran

Anônimo disse...

é PÁ, LEITOR CONSIGO SER, MAS COMENTADOR, ESTOU UM POUCO FRAQUITO (EXCESSO DE TRABALHO, MAIS OS ESTUDOS...). TENTAREI OMEU MELHOR. EJSANTOS

Anônimo disse...

Bem, então espero que sejam boas leituras :) E principalmente espero que os Estudos corram bem e o trabalho diminua!

Um abraço
Stran