Aos ciganos desta vida...

Cresci suficientemente perto de comunidades ciganas para entender onde aparece a estereotipagem dos mesmo. Uma caricatura só tem força se tiver fundamento no seu objecto real.

Cresci suficientemente longe das comunidades ciganas para entender que é um mundo quase desconhecido para mim, pelo que tudo o que afirme sobre a mesma poderá ser um erro.

Sei que os ciganos desta vida são muitos. Muitas vezes vestem fato e vê-mo-los todos os dias na televisão. Sei também, e pegando na origem da palavra, são ainda mais os ciganos que vivem escravos das suas circunstâncias.

Não branqueio os crimes, sim porque p.e. retirar uma criança da escola é um crime para mim, que cometem, assim como não branqueio o crime que é expulsar uma pessoa de um país com base na etnia.

4 comentários:

EJSantos disse...

Como em tudo na vida, há de tudo. Há ciganos que são boa gente. Também há ciganos que são asquerosos. Dar a cada um aquilo que lhe cabe. A um bom cidadão (branco, negro, ciganos, etc) há que dar lhe o mérito. A um mau cidadão (ex, criminoso), dar lhe o que ele merece: a aplicação da lei penal após um processo justo.
Não sou politicamente correcto, mas sou pela aplicação correcta e justa da lei. E também os ciganos estão protegidos e estão sujeitos à lei.
Um abraço

Anônimo disse...

Bem, concordo totalmente com o que disseste... Vai-se a ver e afinal temos mais em comum do que pensamos ;)

Um abraço
Stran

EJSantos disse...

Sim, sem dúvida. Também temos lgumas diferenças grandes, mas não vivemos numa ditadura, por isso o pluralismo de ideias não faz mal a ninguém.

Stran disse...

"...por isso o pluralismo de ideias não faz mal a ninguém."

Eu diria que só faz é bem. Nem sei o que faria se vivesse num mundo onde todos concordassem comigo e partilhassem a minha opinião em tudo...