Tributo a Saramago

Morreu na sexta um dos maiores escritores de todos os tempo. Como ele disse efectivamente ele não morreu. Isto é Saramago escritor viverá enquanto a sua obra perdurar.

Tive o privilégio de ser contemporaneo de Saramago. De conhecer os seus livros, os seus discursos e o seu pensamento. Estranhamente só conheci Saramago numa altura bem tarde da minha vida, no entanto julgo que foi na altura certa, numa altura que já tinha trilhado o meu pensamento e portanto tinha uma outra capacidade de compreender Saramago.

Ao ler pela primeira vez Saramago compreendi o que é ser um génio e quais os meus limites, compreendi também que Saramago nunca seria mais um escritor português mas que entraria directamente para aquele restrito grupo de génios que este país consegue de tempos a tempos criar.

O unico arrependimento é o de não ter tido a possibilidade de ter uma longa conversa com ele. Infelizmente agora resta-me apenas o seu enorme legado para responder ás minhas duvidas pois a pessoa que era Saramago desapareceu nesta ultima sexta feira de primavera...

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoalmente não concordei com algumas das suas opiniões sobre politica. Mas li quatro livros dele e adorei.
EJSantos

Anônimo disse...

Oi!

Nem eu. Mas julgo que não existe nenhuma pessoa com quem eu concorde 100%. No entanto Saramago é daquelas pessoas que vai marcar a Humanidade e que daqui a 50 anos as pessoas vão olhar para trás e pensar o mesmo que nós pensamos dos grandes génios: como seria conviver com ele?

Ter sido contemporaneo de Saramago permite-me responder a essa pergunta: da mesma forma que convivemos para com outro ser humano, pois no fundo os grandes génios são isso mesmo apenas pessoas... (que conseguem fazer coisas que só mesmo eles conseguem)

Stran