Only in America!!!

Assisti ontem ao debate republicano na CNN. Foi bastante interessante, principalmente para conhecer melhor a realidade americana e para comparar com a nossa própria sociedade. O local não poderia ser melhor: na Biblioteca de Ronald Reagan, o grande construtor da América idílica que crescemos a ouvir falar.

A realidade porém é bastante diferente desses tempos e foi interessante assistir aos paralelismos dos problemas americanos com os nossos próprios problemas. Como por cá, também a classe média está a empobrecer, um dos maiores problemas que a sociedade americana enfrenta. A disparidade entre ricos e pobres é cada vez maior e isso repercute-se no bem estar de todos. É um engano pensar que o Estado é o grande culpado deste facto, e que o nosso modelo é o gerador deste empobrecimento. Se assim fosse a classe média americana não sofreria dessa maleita.

Mas este não é o problema americano mais inesperado que existe. O mais importante, e que merece uma forte reflexão na nossa sociedade, é o modelo de Segurança Social que existe. Por cá apontasse que o nosso modelo está moribundo, que, da forma como foi criado, implica a falência do estado, e existe um forte movimento de liberalismo deste modelo, atribuindo este ónus à sociedade privado e usando como modelo o modelo virtuoso americano. Nada mais errado, eles como nós também sofrem do mesmo problema e também eles estão em perigo de ver o seu modelo de reformas falido.

Só que uma grande diferença existe na nossa sociedade comparativamente à sociedade americana: a solidariedade. É que, ao contrário da nossa sociedade, a sociedade americana não tem um tecido social permanente (o estado) de apoio ao estrato mais pobre da sociedade. Essa componente é garantida e baseada na sociedade civil. Assim quando por cá falamos no empobrecimento da classe média ou da falência do modelo de Segurança Social sabemos que por trás existe uma garantia de apoio e que é suportado por todos. Na América não existe esse suporte e o risco de, depois de uma vida inteira a trabalhar, uma pessoa ficar sem casa, sem rendimento, no meio da rua, a morrer por falta de cuidados médicos é real e elevado.

Por isso pensem muito bem da próxima vez que ouvirem um politico a atacar o nosso modelo e apoiar o modelo americano. Será que gostariam de correr o risco de ser esse idoso no meio da rua a morrer sem receber qualquer apoio?

Ou preferiam dizer que isso acontece ONLY IN AMERICA!!!!

E nós o que vamos fazer...

... Talvez REMODELAR! Confessem, acabaram esta frase de forma diferente. Não é que o significado seja diferente!

Parece que é uma espécie de remodelação e que vai continuar, mas julgo que é para ficar tudo na mesma. Nunca fui muito de remodelações. Mudar por mudar nunca leva a lado nenhum, e honestamente, embora não fossem bons também não eram assim tão maus (mudo de opinião se for a Ministra da Educação a próxima).

Pior mesmo é a oposição elaborada pelo PSD que andou séculos a pedir uma remodelação e agora que aconteceu voltou a criticar. Julgo que a cada dia que passa o P do PSD é sinónimo de "papagaio", mas a este "papagaio" ninguém remodela!!!

100 Artigos

100!!!

Este é o centésimo artigo que é escrito neste blogue.

A todos os que contribuíram para este número o meu enorme OBRIGADO!!

Ao Centro!

Discute-se muito se Portugal é à esquerda ou à direita. Existe no nosso imaginário recente a impressão de que Portugal tem uma inclinação maior pela esquerda embora grande concentração se dê ao centro e muito raramente existe alguém à direita.
Foi uma questão que me preocupou muito ao longo dos anos, no entanto este fim-de-semana que fui de Lisboa a Braga e voltei fiquei com a certeza que definitivamente Portugal é de esquerda com uma forte tendência centrista. Pelas suas características os da direita andam muito devagar, os da esquerda são mais desenvoltos embora muito vezes perigosos. Já ao centro normalmente só atrapalham, causam impedimentos e muitas vezes empatam mais que os da direita. Aliás, na sua maioria não se avança por causa deles!

P.S. Já agora, não estou a falar de politica, a minha análise é do trânsito nas estradas de Portugal!


Tuga da Semana: Carlos Tavares

A partir de hoje vou iniciar uma nova rubrica neste blog: "O Tuga da Semana". Esta rubrica distingue a personagem que por bons ou mais motivos foi o mais relevante da semana. No final do ano a pessoa mais nomeada será considerado o"O Tuga do Ano". Caso não concordem ou queiram deixar uma sugestão basta comentar este post.

Esta semana foi-me difícil escolher, tínhamos o presidente do Banco de Portugal pelo caso BCP, os próprios administradores do BCP, o Socrates (que julgo ser um sério candidato a Tuga do Ano), mas ontem ao assistir à audição do presidente da CMVM (Carlos Tavares) a escolha recaiu sobre ele.

Foi impressionante ouvir ontem o Presidente do Orgão que fiscaliza o mercado de acções. Este mercado funciona sobre o pressuposto de não manipulação de preços, de informação perfeita e principalmente de confiança. Ora ontem pude assistir o Presidente do orgão que assegura estes pressupostos falar de manipulação de preço de acção entre sorrisos e comentários amigáveis.

Talvez o crime mais importante na Bolsa e ele não parecia minimamente incomodado. Pior admitiu que era impossível garantir que tal facto não acontecia actualmente, ou que não se repetia noutra empresa qualquer.

Estas afirmações na boca do seu homologo americano levaria a uma das maiores crises de mercados que poderíamos assistir e que rapidamente se alastraria para a economia real levando a uma recessão. A nossa sorte é que por cá ninguém liga mesmo a estas pessoas e a suas afirmações não produzem qualquer efeito.

Por esta pérola Carlos Tavares mereceu bem a sua Nomeação de Tuga da Semana.

Deprimido

Hoje estou deprimido. Portanto não esperem um artigo bem escrito, estruturado ou sequer com fotografias interessante. Podem-se questionar porque é que estou deprimido, mas a verdadeira questão é como é que não hei de estar deprimido. Resumindo os factores que me deixam deprimido, deixo aqui apenas uns tópicos.

Podemos começar pelos 3.000.000 de Eur que os administradores do BCP recebem em média. O que é que será que estas pessoas fazem de tão magnifico que nós não fazemos, ou poderemos fazer? Analisando a fundo esta situação a realidade é que esses cargos são apenas para um grupo restrito de pessoas e principalmente esse é um facto que me deixa deprimido. Por outro lado não vejo como é que estas pessoas trabalham 1000 vezes mais (ou mais ainda) do que uma pessoa normal. Pior, em Portugal nem têm que carregar o ónus da responsabilidade que o cargo deveria atribuir relativo a erro que durante os seus mandatos tenham ocorrido. Ora se é injusto o facto de apenas um número muito restrito é que tem possibilidade de ocupar esse cargo mais deprimente é a disparidade de salários que existe. O Tuga sonha com o Euromilhões enquanto estas pessoas sai-lhe um todos os anos sem terem que sequer participar o concurso.

Outro facto que me deixa deprimido é o tema que vai ser discutido hoje na assembleia da República (uma simples nota para dizer que assembleia está em letras minúsculas por minha opção e não por erro). Em que sociedade é que vivemos em que em nome de interesses privados (a única razão plausível para o estado actual do tema) tenhamos que gastar mais dinheiro que o necessário em medicamentos apenas porque vêm em quantidades predeterminadas? É cruel acordar numa sociedade assim, e não podermos fazer nada.

Estes foram alguns dos temas que me deixam deprimido, não são os únicos, mas foram aqueles que apareceram na minha cabeça quando comecei a escrever. Sei que o artigo de hoje não é interessante, mas desculpem, o meu estado actual não me deixa fazer melhor...

Moção de censura foi... Censurada!

Como seria expectável a moção de censura ao governo promovida pelo BE foi "censurada", ou melhor foi chumbada pela maioria PS. Num tempo de descrédito do mundo politíco é importante que os partidos se comportem de uma forma mais responsável do que o líder do BE se comportou. A moção de censura é um instrumento muito importante da Assembleia. É o equivalente à famosa "bomba atómica" do presidente da república e só deve ser promovida em casos de gravidade extrema. Ora ao contrário do que Francisco Louça afirma o Primeiro Ministro não faltou explicitamente à sua palavra. No máximo teve um comportamento lamentável ao não explicar claramente a sua decisão e ao não promover o esclarecimento público do Tratado de Lisboa. Nada suficientemente grave para levar à promoção de uma moção de censura.
O que escapou à oposição, e agora vai muito tarde para tomar qualquer acção é que o governo apenas faltou a uma promessa que efectuou na campanha eleitoral: o adiamento da idade da reforma na função publica cujo o candidato José Socrates garantiu não iria afectar quem tivesse perto da sua idade de reforma e que não cumpriu mas nessa altura ninguém promoveu uma séria contestação a este facto e ele passou incólume.
Agora também outros factos graves se passam na sociedade portuguesa e a oposição nada faz, nem sequer uma proposta de lei. Falo do caso BCP e dos salários criminosos dos seus administradores. O caso BCP, o perdão de cerca de 20 milhões de euros de dívidas a pessoas directa ou indirectamente ligadas à administração é para ser investigado e a Assembleia devia de se preocupar com este facto. Os três milhões de euros por administrador no BCP é no mínimo um atentado à esmagadora maioria dos portugueses e aos accionistas desse grupo. Na Alemanha começa-se a falar em limitar os salários a um topo máximo, até nas hostes mais conservadoras, mas em Portugal nem uma linha. Nos USA os salários do BCP são noticia e apelidados de "roubo aos accionistas" mas em Portugal nem uma palavra.
Afinal não é só o governo que censura a oposição, é a mesma que muitas vezes se censura a si própria!

Encadilhou-se!!!


Gosto especialmente da forma como algumas pessoas encaram a derrota. Cadilhe é uma delas, um eterno optimista e até na derrota vê vitórias. E não foi uma derrota qualquer, foi acima dos 95%, foi uma derrota esmagadora.

Quis ser protagonista da assembleia mas "encadilhou-se" pois, excepto o tempo de antena nos media, a sua importância neste processo foi reduzida ou mesmo insignificante. Irónico é o facto de que, quem protestou contra a interferência do mundo político no mundo dos negócios, acabou ele mesmo ter importância apenas no mundo político. Na minha opinião, Cadilhe serviu interesses políticos e não interesses privados. Foi instrumento utilizado para o PSD protestar ao longo da semana e nada mais.

Mário Lino como Ministro das Obras Públicas, Jamais!!!

Esta deve ser a frase na boca de todas as pessoas e na cabeça do primeiro-ministro (PM), no entanto e na hora da sua despedida (deve estar para breve visto que o P.M. declarou a sua confiança no ministro e nós sabemos o que acontece em situações idênticas no mundo futebolístico), gostaria de dar uma palavra de solideriedade a Mário Lino. Não porque o julgue um excelente político, mas porque fez o trabalho sujo de defender a posição da OTA quando foi necessário. Será muito fácil (diria mesmo demasiado fácil) criticá-lo agora, mas julgo que não é justo.

Relativamente ao estudo irei em breve consultá-lo e analisarei nessa altura, mas muito honestamente, ou o estudo não tem os custos todos de avaliação de um projecto ou os nossos políticos são mesmo vesgos!!!

Isto é Portugal

Hoje, enquanto me deslocava na 2ª Circular, tive de ultrapassar uma viatura, pelo que mudei para a faixa do meio. A velocidade que me deslocava era muito perto dos 80 Km/h. Quando ia retornar à faixa da direita olho pelo retrovisor e vejo um carro branco e azul a se aproximar rapidamente. Estou quase a mudar de faixa quando reparo que esse carro, que deveria estar a deslocar-se a uns 100 km/h mudou para a faixa da direita e ultrapassa-me pela direita. Como já adivinharam o carro é da Policia. Que raio de país é este em que a Policia (que não estava em serviço de emergência) pode infringir a lei desta forma. Com que moral é que esta mesma policia depois nos multa por cometer o mesmo tipo de infracção. Mas eu já me devia ter habituado pois isto é Portugal!


Passado 5 mn mudo de estação de rádio para a Antena 1. A noticia é José Sócrates e o facto é a sua intenção de aprovar em Parlamento o Tratado de Lisboa. Eu sou favorável a esta opção. Já coloquei a minha posição no Arrastão. Mas não me deixou de me indignar esta atitude. Julgo que é uma perfeita imagem de como nós somos tratados e, diria mais, manipulados pelos políticos. A verdade é que embora concorde Sócrates efectuou um compromisso politico e antes de poder tomar tal decisão tem de explicar muito bem o que é o Tratado e principalmente quais são as diferenças com o anterior Tratado justificando assim a posição tomada por ele. É que se não conseguir fazer isso foi duplamente incompetente. Primeiro porque não consegue explicar um tratado às pessoas que o colocaram na posição que ele ocupa hoje (ou seja todo o povo português) e na ausência de diferenças fundamentais mentiu ou país ou no mínimo apresentou um comportamento irresponsável que não é compatível com o cargo que ocupa. Se à mulher de César não basta ser, tem também de parecer o que dizer do próprio César? Mas isto não é estranho afinal isto é Portugal!


Fala então a oposição reclamando um referendo. É outra atitude irresponsável da oposição e de muitos que apoiam a sua decisão (como a posição do próprio Daniel Oliveira). Mas já me devia habituar a estas atitudes de quem quer apenas atingir o seu objectivo politico e não de realmente servir a causa publica. Nenhum deles se movimenta para esclarecer o quer que seja do Tratado, fala do alto das suas posições para o pequeno povo ignorante e que tem de confiar cegamente na verdade das suas opiniões. Mas tal atitude não deveria ser estranha para mim visto que isto é Portugal!


Depois de ouvir estas opiniões ouço então na rádio a opinião das pessoas, e não deixo de soltar um sorriso irónico. Todos admitiram que não sabiam o que era o Tratado mas que queriam um referendo. Só mesmo em Portugal é que uma pessoa julga-se capaz de emitir uma opinião sem perceber um frase que seja do assunto.

Mas afinal isto é Portugal!!!

O porquê do Estado da Nação

Nunca se questionaram porque é que temos tantas leis e estudos? Ou o porquê de Portugal ser tão avesso à mudança? Bem a resposta está em frente dos nossos olhos (basta consultar aqui).

A resposta à primeira questão é simples: porque é o que sabem fazer. 31% dos nossos deputados são provenientes da área de advocacia e 25% são professores. Representando 56% dos deputados não se poderia esperar outro resultado do que leis e estudos, leis e estudos, leis e estudos!!! Eles só vêem isso. Foram programados para tal e é de uma brutalidade exigir a mui nobres pessoas que façam algo de diferente... Sei lá, algo como governar ou gerir.

Sempre pensei que era algo inerente a nós, que estava inserido no nosso ADN nacional, mas vejo agora que não é nada mais do que o trabalho expectável de advogados e professores. Só existe uma dúvida que ficou a pairar no ar: que raio de actividade profissional é a de politico. Descobri que na assembleia só existem 8 políticos o que e muito estranho. Se ser deputado não é ser politico o que raio é ser politico?

A segunda resposta também é fácil: Sabe-se que a partir de certa altura nos tornamos-nos mais conservadores. E um facto natural da vida. Pode não acontecer a todos mas acontece a muitos. Eu diria que tal acontece após a crise dos 40, quando uma pessoa começa a perder a força para mudar o mundo (e também quando começa a ficar mais dogmático). Ora 74% dos nossos deputados têm mais de 41 anos (sendo que 40% tem mais de 51 anos). Com esta faixa etária como poderíamos nós exigir um forte ímpeto de mudança. Se não é impossível, no mínimo é muito difícil!!!

Lisboa-Dakar 2008


Por esta altura já todos sabem do cancelamento desta prova. O que ainda ninguém sabe, e é apresentado em primeira mão, é que chegou a ser ponderado e proposto pela Organização Portuguesa a substituição do Lisboa-Dakar pelo Lisboa-Alcochete.

A resposta de França foi:

-Alcochete “Jamais”!!!


Pelo que este ano a prova ficou-se pela Classificativa CCB – Mosteiro dos Jerónimos.

Para o ano há mais!!!


P.S. Agora um pouco mais a sério, não deixa de ser um sinal dos nossos tempos. Depois de 29 anos de perigos diversos, o medo do terrorismo obrigou a este cancelamento.

Será Terror ou Medo a mais?

Bom Fim-de-semana!!

Crónica de um ex-fumador

SEGUNDO DIA - PENSAMENTO VICIOSO

Eu pensava que o primeiro tinha sido difícil… Julgo que foi talvez um dos dias mais difíceis de ultrapassar (faltam apenas algumas horas). Misturam-se muitos pensamentos e é incontornável passar por todas as imagens em que poderíamos fumar um cigarro. Aliás é só isso que preenche a cabeça: Cigarro, cigarro, cigarro!!!

O meu corpo, esse, está um turbilhão de sentimentos. Quando parece que está tudo normalizado lá vem um pensamento maldito, que num instante faz disparar a angustia, aperta a garganta e nos faz gritar bem para dentro: QUERO FUMAR UM CIGARRO!!!

Passados alguns minutos volto a estar bem, calmo e a pensar no ridículo desse momento, depois… Bem, depois, para não vos maçar, é a mesma história.

E assim é passado o segundo dia, sem muitos suores frios é verdade, mas com este redemoinho de sentimentos, que o torna num dia brutalmente penoso!

[P.S. Gostava de agradecer ao Público, ou quem o permitiu, por me ter publicado ontem no seu espaço "Blogues de Papel". Mais tarde comentarei noutro espaço este facto…]

Crónica de um ex-fumador

O PRIMEIRO DIA

Hoje inauguro aqui uma nova crónica. A dificuldade em deixar de fumar é brutal e quero deixar aqui o meu registo dado que estou há menos de 24 h sem fumar. É um processo de desintoxicação em directo e sem censura. Duvido que sirva de exemplo para mais alguém mas serve de desabafo para quem quiser ler.

O primeiro dia é sempre o mais difícil, pois é principalmente físico. É neste dia que começamos a contar as horas, e em que a Teoria da relatividade de Einstein ganha uma nova profundidade. Como não podia deixar de ser, fechei-me em casa e esperei que o cansaço se apoderasse do meu corpo para finalmente adormecer e contabilizar mais umas horas sem fumar um cigarro.

Como todos sabem, quando deixamos de fumar o nosso apetite explode. O problema é que com isto também aumenta a vontade de fumar. Quem fuma sabe que após uma boa refeição o que apetece mesmo é um cigarrinho, ora estando impossibilitado de tal acção o corpo encontra a resposta mais rápida para este problema: comer mais (enquanto uma pessoa come não lhe apetece fumar). Só que esta resposta leva a um círculo vicioso que nos obriga a tentar comer tudo o que encontramos, até que finalmente já não conseguimos enviar mais nada na nossa boca.
O pior é que a vontade de fumar não termina!


[P.S. Peço desculpa por esta primeira crónica ser muito fraquinha, mas neste primeiro dia é muito difícil fazer o que seja. É que por cada palavra que escrevo a minha mente preenche com"só mais um cigarro..." o que torna a tentativa de escrever uma frase que seja um feito épico.]