O "Sanguetuga"

[NOTA: dou inicio hoje a um conjunto de posts sobre diferentes "especies" de Tugas que habitam este espaço comum chamado Portugal]

O Sanguetuga é provavelmente a especie mais comum da fauna portuguesa. Tão comum que é mais uma caracteristica do que uma sub-especie de Tugas. Existem dois tipos o Sanguetuga activo e o Sanguetuga passivo. O Sanguetuga activo (especie mais rara) é aquele que directamente beneficia da sangria (por exemplo quem, de uma maneira ou outra foge aos impostos) enquanto o Sanguetuga passivo é aquele que por inação permite que o Sanguetuga activo actue.

Quase todos os tugas são sanguetugas (e no meu caso também não me demito do facto de o ser também). A maior caracteristica dos Sanguetugas é a capacidade que têm para sugar o dinheiro comum de todos os Tugas. E consegue faze-lo de uma forma que ninguém se importa ou nota. Agarra-se a esse monstro que é o estado (que no fundo somos todos nós) e desvia o sangue (dinheiro) do mesmo. Os Tugas não se importam e alguns até incentivam como sendo algo correcto de ser feito (alias, defendem que quem não o faz é parvo).

O mais impressionante neste caso é que mesmo assim os Tugas que apresentam esta caracteristica ou que pertencem a esta especie mantém a capacidade de protestar com a má performance do estado. Alem desta capacidade também mantém a capacidade de se queixar do nível de impostos que existem em Portugal, essa terra dos Tugas e Sanguetugas.

É uma autêntica praga biblica mas de facil erradicação. É que no momento que em que os Sanguetugas passivos deixarem de existir os outros definharam também.

Alberto Joãro Jardim, a matemática e a necessidade visceral de criticar

(adaptado de Madeira Indepentente)

Alberto João Jardim vem hoje criticar uma sondagem publicada pela TSF sobre as futuras eleições regionais. Critica porque os valores alegadamente inflacionados do PSD contribuem para a abstenção dos eleitores PSD. E como prova da fraude, garante que é impossível o PS ter 25% das intenções de voto («O PSD não acredita que um quarto dos eleitores seja colaboracionista com tudo o que Lisboa vem abusando sobre o povo madeirense»).
PSD inflacionado. PS inflacionado. Alguém explica a este senhor que a soma de percentagens dá por definição 100?!

My two cents

Não gosto de anglicismos, mas não encontrei melhor expressão para inaugurar a minha participação neste blog. Quando penso em "tuga" lembro-me do nacional-porreirismo, da cunha, da obcessão em ver o governo (independentemente da cor) como culpado de todos os problemas, do chico-espertismo, do pessimismo e desse grande desporto nacional que é o bota-abaixo.
Imagino que o convite a participar aqui venha do facto do meu blog original (Madeira Independente) ser quase dedicado a um dos melhores exemplares do "tuguismo".
Cabe-me agora falar do "tuguismo" (a palavra ainda pega) do continente. Espero contudo que me perdoem porque fui incapaz de resistir à tentação e optei por dedicar o meu primeiro post ao grande Alberto João.

Portugal vivido e Portugal comentado

Vivo entre vários "Portugais", dois deles são Portugal vivido e Portugal comentado.

O Portugal vivido é aquele que me ocupa a maior parte do tempo, é o local que habito e trabalho, e como tal é um enorme espaço de pequenos obstáculos, problemas e algumas alegrias. É Portugal mais cinzento e menos interessante, é aquele que eu quero fugir e fingir que não existe. É aquele que não faço nada (ou melhor) faço pouco para modificar. E é este Portugal que me motiva a entrar no Portugal comentado.

Esse Portugal é este Blog, são as minhas conversas de café e as tertúlias espontâneas que por vezes ocorrem. No Portugal comentado o "Tuga" tem o seu espaço de eleição. Aí não existe problema sem uma solução rápida, não existe obstáculo intransponível e principalmente não existe culpa pois a culpa é sempre dos outros. Dou por mim a me queixar do Portugal vivido no Portugal comentado como um verdadeiro Tuga.

Parece que está no gene do Tuga criticar, empurrar a culpa e depois dormir descansado. É como uma droga que nos vicia, pois o estado do país é o que nos alegra o nosso dia-a-dia, que motiva uma boa conversa e nos faz atravessar mais um dia. Se só existisse o Portugal vivido, provavelmente as nossas taxas de suicídio aumentavam, as vendas das bebidas alcoólicas e outras drogas disparavam, e ficaríamos com uma depressão crónica.

No fundo sou um típico Tuga, trasitando constantemente entre o Portugal vivido e o Portugal comentado.

Visita ao "Portugal Real"

Sempre odiei esta expressão, não só porque impunha uma divisão como também era demagógica e populista. Aproveitei estas férias para visitar alguns locais do interior português e verifiquei que efectivamente existem diferenças, quase que diria que foi uma visita ao passado (sem conotações negativas). Senti que as pessoas não se interessavam muito além do que existia para além dos montes e da sua vida de dia-a-dia. No entanto carregavam em si uma portugalidade caracteristica de todo o nosso território.
Saí de lá também com a imagem de que muitos politicos são autênticos irresponsáveis pois muitas vezes, de forma a garantir alguns votos, exarcebam uma realidade que não existe. Também são completamente irresponsáveis pois por vezes contam mentirascomo fossem verdade e distorcem a realidade para justificar os seus actos. Nunca pensei que isto fosse algo relevante, afinal no tempo actual temos acesso a muita informação e rapidamente podemos verificar a veracidade de algumas afirmações. No entanto isto é verdade para ambientes mais citadinos mas não o é nos meios mais rurais ou menos citadinos. Neste ambiente, normalmente a unica voz da verdade é a voz partidária ou pastoral.
Neste contexto quando um politico, com responsabilidades nacionais, tem declarações levianas é extremamente desonesto e motivador de maior atraso no país.

Rescaldo do Referendo I

Agora que já passaram alguns dias do referendo e que já houve tempo para acalmar os animos mais fortes começa a ser visivel alguns movimentos que não deixam de ser interessantes. Principalmente nos rostos publicos dos defensores do não. Desde que Domingo que se começa a assistir a um cerco e estrangulamento da nova lei, tentando tudo por tudo criar polémica onde não existe e pressão onde não deve existir.

Esta nova polémica sobre a consulta obrigatória é, na minha modesta opinião, no mínimo surreal. Sei que a consulta é importante, pois poderá esclarecer e ajudar mesmo psicologicamente as pessoas durante o processo. Mas daí a se levantar um tal burburinho argumento que estão a faltar à verdade aos portugueses é como eu já disse surreal. e porquê? Porque neste momento o projecto de lei está em discussão pelo que no meu entender esse argumento não é válido.

O que deveriam defender, por mero exercicio de racionalidade é a importância da dita consulta e a importância da sua obrigatoriedade. E aí podem contar com um apoiante, pois esta consulta, desde que não se sobreponha ao limite do prazo estipulado, permitirá à pessoa se informar melhor e receber aconselhamento, numa perspectiva médica, para evitar futuros problemas.

Directo de Moçambique!

Aos tugas,
De Moçambique, escreve-vos Egídio Vaz a bloggar para o Tuga.
De hoje em diante estaremos nesse TGV (só ouço de nome, nunca vi, não por não ter escalado Portugal ou França).
Temas como Portugal, língua portuguesa, emigração e outros, constituem a ementa diária das minhas opiniões aqui.
Um abraço aos tugas.

O inicio da aventura


Vou a partir de agora dar inicio à aventura de desenvolver este site. O objectivo é de juntar o máximo de membros (de preferência com opiniões diversas e opostas) e criar um espaço preferencial de opinião. Ainda não sei qual vai ser o nível de participação mas espero que, a longo prazo, seja elevado.
O site em si neste momento ainda está muito "despido" mas conforme o desenvolvimento do mesmo, passará a ter um melhor grafismo. quero deixar essa componente para mais tarde para permitir a participação de maior numero de membros. Afinal este espaço vai ser feito por ti e para ti.

Bem vindos ao blog do Tuga!!!

Esquizofrenia "Referendal"

Este referendo já deu muito que falar. e não é a 4 dias do referendo que eu vou trazer alguma novidade ou alguma luz à discussão. Mas esta discussão trouxe o "melhor" que há em nós. Acho que mais do nunca a vertente moralista se fundiu com a vertente passiva dando fruto à "Esquizofrenia Referendal" (doença que ataca só em alturas do referendo).

Como alguém afirmar, como eu ouvi, que é a favor da despenalização e que vai votar "Não"? é de uma irracionalidade total (para que não haja dúvidas estou a chamar irracional ao pensamento e não à pessoa que o formulou). São duas posições completamente incompatíveis e por mais que os "Tugas" queiram defender essa posição só o podem enquadrando numa lógica de uma doença mental qualquer. Não quero ser bruto mas é que passado nove anos estava à espera de uma coerência maior.

Outra faceta nova desta posição foi a recente proposta de, mesmo que o "Não" ganhe, fazer passar uma legislação que não obrigue a mulher a cumprir pena. Ora aqui entramos outra vez num erro de lógica. É que se a mulher praticar um aborto e não for penalizada, isso, na minha modesta opinião, chama-se despenalização e se as pessoas votarem "Não" no referendo estão a afirmar que não concordam com a mesma.

Bastante simples, não é!!!

Nota Editorial relativo ao Referendo

Como é muito provável eu escrever vários artigos de opinião relativos a este assunto deixo desde já aqui a minha posição nesta matéria.

Vou votar Sim!

Tal não implica que neste site não sejam publicados post de membros com posições contrárias, nem sequer se vai tentar a sua dissuasão.

Assim sim...

Eu sei que por esta altura já é um video que quase todos já viram mas não podia resistir a colocar este video.


Caixa de Sugestões

Deixem aqui, nos comentários, todas as sugestões que queiram ver implementadas assim como todas as vossas reclamações.

O Tuga

O Tuga nasceu!!!

Este espaço consiste num local de dialogo e principalmente de liberdade de exprimir o que vos vai na alma. Embora de inicio ainda só tenha dois colaboradores a ideia é alargar ao máximo de participantes possível. Por isso se estiveres interessado em participar é só enviares um mail para stran_ger69@hotmail.com que eu enviar-te-ei de seguida o convite.

Porquê o nome Tuga?
Porque é o que nos define, em calão, a nossa nacionalidade e este será um espaço de critica, debates, opiniões sobre este cantinho tão insólito da Europa.

Qual o conceito do Tuga?
O Tuga é criado com o objectivo de criar um local totalmente livre para exprimires a tua opinião. Não existe nenhuma linha editorial, nem vai existir qualquer tipo de censura. Os unicos valores a seguir são o Respeito (pela maneira como nos expressamos e atacamos opiniões diversas) e Responsabilidade (cada membro é totalmente responsável pela opinião que emite).
Outro aspecto importante é que este será um espaço desenvolvido pelos próprios utilizadores em que poderão sugerir modificações ao próprio aspecto do site, conteúdos ou objectivos. Ou seja é um site que pertence a todos os seus membros.

Para já é tudo o que me lembro mas com alto grau de probabilidade será adicionado informação a este post consoante o blog for desenvolvido. Até lá...

Divirtam-se e participem.